sábado, 10 de agosto de 2013

Crepes (sem manteiga e açucar)

Esta receita de crepes leva-me à adolescência.  E faz-me sempre pensar na tia Fátima, pois foi ela que me ensinou.

Num recipiente colocar 14 colheres de sopa de farinha com fermento, juntar 4 ovos e ir misturando com a ajuda de uma colher de pau. aos poucos adicionar 1 litro de leite. inicialmente forma-se uma bola e é uma massa um pouco "presa". à medida que se vai juntando o leite fica mais fácil trabalhar a massa. Deixei ficar assim a massa a descansar cerca de 2 horas, mas pode-se começar logo a fazer os crepe.

Deitei umas gotas de azeite na crepeira e passei um guardanapo de papel. coloquei ao lume e fui fritando colheradas da massa. deixava cerca de 1 min e virava, com a ajuda de uma espátula e a pontinha do dedos (sim fiquei com os dedinhos bem quentinhos...)

Depois pus uma bola de gelado de chocolate e com o pauzinho de um ramo de hortelã fiz uma trouxinha. Uns rabiscos do meu doce de ameixa  e ....  cá está!


Esta receia para além de rápida e económica, tanto pode ser recheada com doces como com salgados. Eu prefiro doces:)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Letras em madeira